BLOG
Acompanhe nosso blog e fique por dentro das principais notícias do segmento.
5 competências comportamentais que todo profissional deverá ter
Competências comportamentais, como inteligência emocional, pensamento crítico e liderança, se tornaram essenciais para o profissional do futuro. Mais do que conhecimento técnico, é necessário ter autocontrole e flexibilidade no ambiente de trabalho.
Essa mudança é decorrente dos avanços tecnológicos. Na atualidade, muitas tarefas já são substituídas por automação. Contudo, ser humano nos faz insubstituíveis e é desse comportamento que as empresas estão sentindo falta.
Continue a leitura e conheça 5 competências comportamentais que todo profissional deverá ter.
1. Inteligência emocional
A inteligência emocional é uma competência comportamental que permite ao indivíduo compreender, gerenciar e aprender a lidar com as próprias emoções e a das outras pessoas com as quais convive — obtendo resultados positivos.
Do ponto de vista profissional, é essencial entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar o próprio desempenho e os dos outros. Essa compreensão possibilita meios para desenvolver uma boa liderança.
Ao controlar seu fluxo de emoções, o colaborador conquista bons relacionamentos interpessoais com seus colegas e melhora o clima organizacional.
2. Pensamento crítico
Trata-se de capacidade de refletir sobre uma situação com imparcialidade, sem envolver emoções e posicionamentos pessoais. Para tal, faz-se necessário deixar crenças e opiniões de lado para analisar de maneira crítica qualquer situação.
Essa competência comportamental pode mudar a dinâmica do ambiente de trabalho, principalmente quando há conflitos por causa de problemas pessoais — o que afeta tanto a produtividade quanto o bem-estar.
Quando os colaboradores têm pensamento crítico, esse tipo de falta de entendimento deixa de existir, pois trabalho e vida pessoal não se misturam.
3. Liderança
Seguindo a lista de competências comportamentais, temos a liderança — que transmite os valores e a missão da empresa. O líder encabeça a gestão de pessoas e direciona os profissionais para o cumprimento dos objetivos da organização.
Para ser líder, o colaborador precisa adquirir as duas competências comportamentais anteriores: inteligência emocional e pensamento crítico. Além disso, é preciso ter carisma, empatia e determinação.
O líder inspira e motiva outros profissionais — algo tão importante quanto traçar e alcançar metas.
4. Criatividade
Ser criativo envolve encontrar soluções inovadoras, mas factíveis. Em situações desfavoráveis, como os momentos de crise, elas podem se tornar o verdadeiro diferencial competitivo de uma corporação.
Empresas como Amazon, Apple, Netflix, NuBank e Uber são líderes em seus segmentos porque têm produtos e serviços diferentes. Contudo, os gestores dessas companhias oferecem condições para o ambiente criativo.
Para estimular a criatividade entre seus colaboradores, incentive políticas, momentos e treinamentos para que todos pensem fora da caixa.
5. Flexibilidade cognitiva
A flexibilidade cognitiva ajuda o colaborador a adaptar sua conduta a opiniões e situações novas, variáveis e inesperadas. Por meio dessa competência comportamental, é possível perceber, por exemplo, que o que está sendo feito não funciona.
Em vez de persistir no mesmo caminho que leva ao erro, a flexibilidade cognitiva instrui o cérebro a executar as alterações necessárias. Trata-se de uma ampliação na capacidade de aprender e resolver problemas!
O profissional que é cognitivamente flexível consegue reunir informações e responder de maneira adequada, ajustando sua conduta ao que é exigido.
Sua empresa pode identificar essas e outras competências comportamentais em seus futuros colaboradores por meio de programas como Executive Search, que busca profissionais que ocupam cargos estratégicos dentro das organizações.
E cada um desses executivos pode desenvolver um estilo de liderança! Para que você se inspire e conheça os principais, leia este artigo!
Deixe o seu comentário
Categorias
Sobre nós
Há mais de 35 anos, provendo soluções eficientes em Search, Assessment e Consulting, no conceito “on demand”, com excelente custo-benefício.
©2024 Staut Group | Kestria. Todos os direitos reservados. Produzido por Onze Propaganda. | Política de Privacidade e Proteção de Dados.