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Staut Group, Há 2209 dias atrás
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Capital humano: quais os benefícios para os resultados da empresa?

Ao longo dos anos, as empresas investem cada vez mais em ferramentas tecnológicas com o intuito de elevar sua produtividade e reduzir erros nos processos. Contudo, elas também têm em seu planejamento estratégico a contratação de talentos aderentes à cultura organizacional e capazes de agregar valor à companhia, o chamado capital humano.

O setor de Recursos Humanos entende bem os benefícios que um talento pode proporcionar ao se sentir valorizado e precisa investir nesse reconhecimento.

Dessa forma, a empresa será recompensada, recebendo do funcionário um serviço de alta qualidade, o que aumentará sua credibilidade e lucratividade no mercado.

Neste artigo, você vai entender sobre o capital humano, assim como sua importância e benefícios para o sucesso do negócio. Além disso, vai receber dicas de como investir nos talentos de sua empresa e transformá-los em profissionais de alta performance. Não perca esta leitura!

O que é capital humano?

É o conjunto de competências e conhecimentos intelectuais e técnicos adquiridos por uma pessoa durante sua trajetória de vida pessoal e profissional que são praticados no dia a dia da empresa em forma de eficiência no serviço prestado e alta produtividade, gerando resultados econômicos para a organização.

Qual a importância do capital humano?

Quando uma equipe é composta por profissionais capacitados e conscientes da relevância de sua função no setor onde atuam, os processos são desenvolvidos de forma mais ágil e eficiente.

A consequência de se investir em capital humano é a redução dos custos com rotatividade e erros nas tarefas.

De forma positiva poderemos observar o aumento da motivação, do engajamento e do valor agregado que um profissional como esse proporciona à empresa, por meio de inovações e compartilhamento de ideias e aprendizados.

Como investir no capital humano da empresa?

Para que a empresa possa usufruir de todos os benefícios que o capital humano pode oferecer é necessário que o RH elabore uma estratégia de investimento nos talentos.

Vamos apontar algumas dicas para ajudá-lo nesse processo!

Criar plano de carreira

Traçar o caminho que o profissional deverá percorrer e como ele deverá fazer para alcançar determinado objetivo estimulará qualquer talento que desejar seguir carreira na companhia, inclusive será responsável por atrair profissionais do mercado.

Nada como trabalhar em um lugar onde a pessoa sabe o que deve fazer, caminhando com os próprios pés, sabendo onde vai chegar.

Acompanhar esses passos de perto é uma tarefa para os líderes em conjunto com os profissionais de RH, para que caso haja algum desvio, o profissional seja direcionado e, em sua evolução, seja recompensado.

Ter um bom líder

Um bom exemplo é fundamental para o crescimento do capital humano, sendo o líder o responsável pelo desenvolvimento de sua equipe.

Um gestor alinhado com a cultura organizacional, bom ouvinte, que transmite confiança e delegue funções se torna peça-chave para seu time, pois ele é capaz de aperfeiçoar o que há de melhor em cada colaborador e incentivá-los ao crescimento.

É interessante que a empresa promova profissionais com estes requisitos, em vez de buscar no mercado, pois um líder formado pela organização gera maior credibilidade entre os funcionários e fortalece o clima corporativo.

Investir em capacitação

Desenvolver treinamentos estimula os funcionários e otimiza tarefas, pois toda a equipe estará alinhada e os erros serão reduzidos.

Além disso, os profissionais se sentirão valorizados e confiantes no desempenho de suas atividades, tornando a equipe mais produtiva.

Baseado no plano de carreira e sob o olhar atento de sua liderança, os talentos devem ser provocados a se desenvolverem cada vez mais, pois esse estímulo saudável tira as pessoas de suas zonas de conforto e as deslocam em direção a novos aprendizados.

Quanto maior o nível de conhecimento que a empresa proporcionar ao colaborador, melhor será sua contribuição no crescimento da organização.

Motivar e engajar

Motivação é o motor que atua de dentro para fora no ser humano, ou seja, profissionais devem ser estimulados diariamente para que desenvolvam suas tarefas com foco e eficiência.

Essa motivação começa na compatibilidade com a cultura organizacional e se estende para o dia a dia de suas atividades na empresa. Tudo precisa fazer sentido e ele deve se sentir importante na função que exerce.

Cabe ao líder esse estímulo diário, sendo sincero em seus elogios, fornecendo feedbacks e delegando tarefas.

Talentos motivados são mais engajados e responsáveis, portanto, se você deseja o sucesso da sua empresa, invista no engajamento e na motivação do seu capital humano.

Fornecer autonomia

Se o líder tem uma equipe treinada, desenvolvida, engajada e motivada, por que não dar aos seus membros autonomia para executar as tarefas?

Profissionais que sabem que o líder confia neles são capazes de desenvolver suas atividades com muito mais dedicação e menos erros do que os que se sentem vigiados o tempo todo por sua liderança.

Se o gestor deseja que sua equipe esteja em constante desenvolvimento, dê a eles autonomia e esteja sempre por perto apontando o melhor caminho.

Recompensar

Um capital humano se aperfeiçoa por meio de estímulos, sendo um dos que fazem muito efeito são os financeiros.

Estabelecer metas e impulsionar seus colaboradores rumo ao seu cumprimento gera comprometimento, principalmente quando eles sabem que o resultado será um bônus em seu contracheque.

Se a empresa deseja aderir a esse método, tenha sempre tudo formalizado e seja transparente no repasse das informações, para que não ocorram dúvidas ou descontentamento devido à omissão de dados.

Uma má conduta por parte da companhia pode colocar a perder todas as dicas anteriores e desestimular os talentos.

O capital humano consiste em todos os talentos da sua empresa que ao longo da vida aprenderam, desenvolveram e construíram competências e habilidades, colocando tudo isso em prática, exercendo funções dentro da organização.

Investir em seu potencial aumenta a aderência à cultura organizacional, a motivação, o engajamento e a comunicação entre as equipes, além de reduzir o turnover.

Um capital humano desenvolvido e comprometido eleva a lucratividade e fortalece a marca da empresa no mercado.

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