BLOG

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das principais notícias do segmento.

Staut Group, Há 2209 dias atrás
0 Comentario

Como a inteligência artificial atua no recrutamento e seleção de candidatos?

Se há não muitos anos os processos de recrutamento e seleção eram feitos manualmente desde a divulgação de vagas até o momento da contratação, com a evolução da tecnologia o cenário hoje é completamente diferente. Atualmente, a inteligência artificial é uma grande aliada das equipes de RH e, neste artigo, vamos mostrar o porquê.

Sua empresa, provavelmente, já se beneficia de algoritmos de inteligência para automatizar diversos processos. No âmbito de recursos humanos, isso geralmente acontece no direcionamento de vagas para perfis ideais e na seleção automática de currículos que chegam ao recrutador.

Mas, existem ainda mais campos em que a inteligência artificial pode atuar no recrutamento e seleção. Temos certeza que este assunto vai expandir as possibilidades em seus processos seletivos. Quer ver?

Construção de arquétipos

A criação de um perfil ideal para preencher uma vaga em aberto é uma prática comum do RH, mas isso geralmente é feito manualmente, por meio de questionamentos ao gestor, entendimento das necessidades da equipe e alinhamento com a cultura da empresa.

Contudo, esse processo pode ser facilitado pela inteligência artificial. A construção de arquétipos — modelo ideal — já é feita por softwares que cruzam os dados dos colaboradores da organização e chegam a um padrão que pode ser reproduzido para encontrar o novo candidato.

Interação com chatbots

Os primeiros contatos entre a instituição e o candidato podem ser feitos com o auxílio de chatbots. Esses “robozinhos” são programados para estabelecer diálogos e responder perguntas de forma inteligente, conduzindo o candidato a uma experiência dinâmica, tirando dúvidas e recolhendo informações.

Essa automação muda completamente a dinâmica de atendimento do setor de RH, que fica mais livre para atuar em questões primordiais e pode focar nas próximas etapas do processo de recrutamento.

Personalização de testes

Usar a inteligência artificial já no momento da seleção é um hábito cada vez mais comum em pequenas e grandes empresas inovadoras. As possibilidades vão desde aplicativos com perguntas e testes psicológicos até ferramentas para trabalho em equipe e uso da gamificação.

É possível que a empresa conte com desenhos de processos seletivos personalizados para sua realidade e seus objetivos de contratação. Além de beneficiar a organização com a automação, torna ainda o processo mais dinâmico e construtivo para os candidatos.

Seleções objetivas

índice de turnover nas empresas muitas vezes é alto por conta de pequenas falhas no processo seletivo. São detalhes do candidato que passam e, com o auxílio da tecnologia, podem ser comparados e vistos com mais clareza até que o perfil ideal seja encontrado.

Certamente, ter a tecnologia como aliada durante o recrutamento e seleção vai permitir com que a equipe de recursos humanos consiga alcançar os melhores talentos do mercado e selecionar os profissionais que vão gerar melhores resultados em conjunto com o time que vão integrar.

Ferramentas de inteligência artificial são excelentes na otimização de tempo e recursos e contar com elas tem sido estratégico para as organizações.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e mude sua visão sobre processos de recrutamento. Gostaríamos de compartilhar mais artigos como este com você. Que tal assinar nossa newsletter agora mesmo?

Deixe o seu comentário

Li e tenho conhecimento dos termos da política de cookies, assim como a política de privacidade.

Sobre nós

Há mais de 35 anos, provendo soluções eficientes em Search, Assessment e Consulting, no conceito “on demand”, com excelente custo-benefício.

Tags

Newsletter

©2024 Staut Group | Kestria. Todos os direitos reservados. Produzido por Onze Propaganda. | Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Fale com um Especialista