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Descubra a diferença entre cultura e clima organizacional
Com tantas mudanças que observamos no mundo corporativo, os conceitos de cultura e clima organizacional ratificam-se como duas importantes bases para o sucesso de qualquer organização. Por isso, entender o que significam é essencial para o alcance de melhores resultados dentro e fora da companhia.
Pensando em ajudar você a compreender como gerir esses dois conceitos e promover ações que reforcem cada um deles, este artigo aborda seus significados, diferenças e vantagens. Acompanhe nas próximas linhas!
Cultura organizacional: o coração da empresa
Pode-se definir cultura organizacional como o conjunto de normas, políticas, sistemas, valores e comportamentos que sustenta uma instituição. Faz parte de um planejamento estratégico que define a interação entre todos os stakeholders.
Em outras palavras, trata-se do código de conduta da empresa, definido a partir dos propósitos e da missão organizacional — os quais devem ser fortes e permitir a construção de uma identidade que diferencie sua empresa de todas as outras.
Essas linhas de pensamento sustentam todas as práticas dentro da empresa, desde a rotina de trabalho, a estrutura hierárquica, a flexibilidade nos horários, o dress code, o home office até a capacitação profissional.
Clima organizacional: a atmosfera da empresa
O clima organizacional decorre da qualidade do ambiente corporativo e está diretamente ligado ao sentimento dos colaboradores em relação à empresa. São percepções momentâneas que ocorrem no dia a dia da organização e retratam a satisfação dos trabalhadores, tanto do ponto de vista emocional quanto material.
O clima está diretamente ligado às condições de trabalho, aspectos da carreira, estilos gerenciais e lideranças, uso de tecnologia, políticas de reconhecimento, entre outros. Nesse sentido, é importante saber que o clima organizacional muda conforme os acontecimentos dentro da empresa.
Quando o clima organizacional é ruim, o número de conflitos tende a ser maior e há menor engajamento, assim como a quantidade de erros cresce, ocasionando retrabalhos e insatisfação dos clientes. A rotatividade dos talentos também pode se elevar.
A diferença entre clima e cultura organizacional
Existe uma relação de causalidade entre esses conceitos, ou seja, ambos são fenômenos complementares, mas eles se diferenciam entre si.
A cultura origina-se nas práticas recorrentes ao longo do tempo. Portanto, é mais densa, e qualquer alteração demanda estratégias complexas e reeducação de todo a equipe, já que envolve hábitos e crenças que persistem por longos períodos.
Já o clima organizacional resulta das inúmeras variáveis culturais e de fenômenos ocorrentes. Portanto, é temporal, e ações para melhoria são de curto prazo e com alto impacto.
Tanto a cultura quanto o clima utilizam um espaço compartilhado, e ambos podem ser trabalhados simultaneamente, sem redundância. A diferença está nas abordagens, que podem partir do microambiente (no caso do clima) para o macro ambiente (no caso da cultura).
Enquanto as pesquisas de clima são quantitativas, o mapeamento da cultura organizacional tem função de diagnóstico de todos os significados do funcionamento da organização.
Por que ambos são importantes no ambiente corporativo
O capital humano de qualquer companhia tem influência direta nos resultados. Sua atuação — e inspiração — decorre da cultura e do clima organizacional. Observe 3 elementos impactados por ambos:
Otimização da comunicação interna
Se a cultura da empresa deseja equipes integradas e colaborativas, o envolvimento entre os setores deve ser trabalhado para que o clima seja saudável. Isso influencia diretamente no dinamismo da comunicação, que deve acontecer, de forma natural, por meio de mecanismos formais e informais.
Aumento da produtividade
Para que a produtividade cresça, a empresa precisa construir senso de urgência e foco nos resultados. Para tanto, precisa desenvolver um clima organizacional motivador e que faça os funcionários se sintam parte desse crescimento.
Retenção de talentos
Com o clima organizacional adequado e cultura que beneficie os colaboradores, a retenção de talentos tende a ser maior. A identificação é um elemento fundamental para maior compromisso, afinal, eles sentirão que fazem a diferença naquele ambiente, não apenas oferecendo contribuições, mas, principalmente, crescendo como profissionais e seres humanos.
Entendeu a diferença entre cultura e clima organizacional? Então, não deixe de investir em estratégias para aprimorá-los. Assim, você conseguirá importantes resultados nos negócios e juntos aos seus talentos.
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