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Equipes de alta performance e valores compartilhados – qual a relação?
Numa partida de futebol é comum olharmos muito para o craque do time. Evidentemente que aquele atleta que “resolve sozinho” uma jogada e marca o gol da vitória ganha notoriedade.
Sabemos que o gol é a meta da partida, mas será que este craque fez mesmo tudo sozinho? Será que o torcedor deu o merecido valor para o outro jogador que foi preciso no passe da bola? Ou ainda observou os atletas que construíram bem o meio de campo e planejaram a jogada inicial?
Pois é, esta analogia esportista bem simples serve para analisarmos as equipes de alta performance e seus valores compartilhados. Afinal, não basta termos desempenhos individuais incríveis, temos um campeonato inteiro a ser jogado e pra isso é preciso montar um time eficiente.
Equipes de alta performance – um desafio
No ambiente organizacional, um dos grandes desafios dos líderes é construir e manter equipes de alto desempenho. A dificuldade pode ser ainda maior quando temos profissionais excelentes individualmente, mas juntos não performam como o esperado.
Neste impasse entra um componente muito importante que é a busca por uma sinergia e valores compartilhados. Comece diagnosticando as razões para a falta de sinergia. Assim, evitamos esforços divergentes que costumeiramente resultam em resultados ruins. Para tanto, o primeiro passo é identificar as causas das divergências. As principais costumam ser:
- Motivações pessoais acima das coletivas
- Desconhecimento ou não entendimento dos objetivos corporativos
- Falta de compreensão sobre o papel de cada um na equipe;
- Inflexibilidade ou dificuldade de lidar com inovações e mudanças
- Falta de habilidade na liderança
A importância dos valores compartilhados
Elucidados os focos de divergência que sabotam o desempenho conjunto, é hora de transformar os valores corporativos em metas tangíveis. Estamos falando de valores compartilhados que é o entendimento conjunto de tudo que é realmente importante para a empresa.
Para entender melhor, imagine uma empresa que prioriza ter em seu portfólio produtos e serviços sempre inovadores e lançamentos ágeis. Inevitavelmente, estamos falando de uma empresa que requer equipes criativas e aptas a mudanças rápidas. Já outra empresa valoriza a segurança e a precisão de suas entregas. Neste exemplo, equipes focadas e assertivas tendem a ter melhor desempenho. Ou seja, se este fit entre cultura e perfil profissional não for observado e desenvolvido temos exemplos de não compartilhamento de valores.
Assim, quando se assimila os valores estratégicos para uma empresa ou uma marca elevamos nossa capacidade de desempenho individual e em conjunto. Portanto, é preciso traduzir atributos corporativos em comportamentos e atitudes esperadas.
A partir daí é trabalhar para que estes valores sejam efetivamente ensinados, incorporados e compartilhados entre as equipes. Algumas linhas possíveis para empresas e líderes fazerem isso acontecer estão pautadas em:
Confiança: estimule através de exemplos e comportamentos autênticos que a sua equipe pode confiar uns nos outros. Para tanto, é preciso que percebam um ambiente seguro, em que suas opiniões são valorizadas e que haverá apoio do líder e dos pares mesmo na ocorrência do erro.
Propósito: nenhum líder deve temer uma equipe questionadora. Pelo contrário, a pergunta “Por que estamos fazendo isso?” deve ser incentivada e respondida sempre para que os objetivos sejam assimilados por todos.
Motivação e engajamento: a tão sonhada fluidez e sinergia de uma equipe depende de uma comunicação constante e transparente.
Reconhecimento e mérito: por fim, um dos grandes valores compartilhados está no reconhecimento e no mérito. O estímulo psicólogo ao ver seu esforço reconhecido é capaz de autoalimentar um ciclo colaborativo fundamental para a alta performance.
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