BLOG

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das principais notícias do segmento.

Staut Group, Há 2209 dias atrás
0 Comentario

Indicadores de RH: como escolher e qual a importância de monitorar?

KPI — você conhece essa sigla? Essas três letras podem fazer a diferença em sua empresa e nos resultados que ela produz. KPIs são Key Perfomance Indicators, também conhecidos como indicadores de RH.

Eles permitem que a equipe de Recursos Humanos e a gestão de uma instituição acompanhem de perto as métricas relacionadas ao capital humano e, consequentemente, ao que é produzido.

Esses indicadores já são muito usados no mundo corporativo, já que facilitam um olhar panorâmico sobre a situação atual dos colaboradores, seu nível de satisfação e alinhamento com a cultura organizacional, alcance de metas e lacunas a serem preenchidas.

Indicadores de desempenho são fundamentais para que a equipe de Recursos Humanos possa tomar decisões. Afinal, ela terá, à mão, dados concretos e coletados a longo prazo. Se você quer conhecer alguns dos principais KPIs, continue lendo este artigo.

Indicadores de satisfação

Colaboradores de uma empresa precisam ser tratados como clientes internos. Por isso, mensurar a satisfação deles com suas atividades, sua carreira e seus gestores é extremamente importante.

Se acompanhado regularmente, esse índice pode mostrar a necessidade de mudanças na cultura organizacional, por exemplo, no caso de insatisfação coletiva.

Indicadores de frequência

Muito além do ato de “bater ponto”, o índice de frequência, ou absenteísmo, pode medir o engajamento e o interesse de um profissional com seu trabalho e, por isso, é um dos indicadores de RH mais usados.

Pontualidade e assiduidade são fatores diretamente ligados à produtividade da empresa e, dessa forma, precisam ser sempre acompanhados pelos gestores.

Indicadores de rotatividade

Como andam as demissões em sua organização? Uma rotatividade alta é um sinal negativo que precisa ser avaliado.

É necessário acompanhar os motivos de os profissionais deixarem a empresa e buscar formas de melhorar a retenção de talentos.

Usando esse indicador, o RH pode traçar estratégias para que a corporação seja mais atrativa para seus clientes internos.

Indicadores de produtividade

Mensurar produtividade dos colaboradores está diretamente ligado com o alcance de metas coletivas e dos lucros da instituição. Indicadores de RH ligados à produção e eficiência devem ser constantemente revisitados e reavaliados.

Esse índice pode ser medido considerando tempo, qualidade e custos. Uma forma comum de realizar essa mensuração é calcular o lucro por empregado.

Indicadores de recrutamento e seleção

Por fim, um indicador que avalia o desempenho da própria gestão de Recursos Humanos.

Com um processo de recrutamento e seleção eficiente, a empresa vai conseguir alcançar talentos que realmente se identifiquem com a cultura organizacional e sejam motivados, aumentando níveis de satisfação, produtividade e retenção de profissionais.

Investir e fazer a mensuração de indicadores de RH pode trazer uma série de benefícios e alertar gestores para necessidades muitas vezes não reconhecidas durante a rotina empresarial.

Entretanto, entender quais são os KPIs ideais para cada realidade é fundamental. Se aplicados corretamente, eles podem inspirar mudanças que aumentarão os lucros e a satisfação dos colaboradores.

Este conteúdo foi útil para você? Se a resposta é positiva, que tal assinar nossa newsletter e receber em primeira mão mais artigos como este?

Deixe o seu comentário

Li e tenho conhecimento dos termos da política de cookies, assim como a política de privacidade.

Sobre nós

Há mais de 35 anos, provendo soluções eficientes em Search, Assessment e Consulting, no conceito “on demand”, com excelente custo-benefício.

Tags

Newsletter

©2024 Staut Group | Kestria. Todos os direitos reservados. Produzido por Onze Propaganda. | Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Fale com um Especialista