BLOG

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das principais notícias do segmento.

Staut Group, Há 1113 dias atrás
0 Comentario

Marca Pessoal – Esteja no controle da sua carreira


Pessoas pagam mais por marcas fortes, seja qual for o atributo identificado a cada público-alvo: modernidade, inovação, solidez, diversidade, entre tantas outras. Há sempre um match possível. E a sua marca pessoal, quais valores você está cuidando de atrelar a ela e qual posição ela ocupa no planejamento de sua carreira?

Independentemente do mercado de atuação, a competitividade é alta e, assim, a diferenciação precisa vir nos detalhes. A marca pessoal é um destes diferenciais e pode garantir outro atributo que vale ouro, a empregabilidade.

O que é o personal branding?

Da mesma forma que marcas de produtos são associadas a valores, a marca pessoal, ou personal branding, é a sua reputação. O que as pessoas que trabalham com você destacariam sobre sua personalidade? Quais características comportamentais seriam vistas como fortes e quais seriam fracas? Acima de tudo, qual o impacto destas características na sua trajetória profissional?

Pois o personal branding é todo este processo de identificar e se apropriar de atributos que façam a diferença na sua vida e na vida de outras pessoas e, claro, de empresas que você deseja integrar ou projetos que queira empreender.

Como é possível ter uma marca pessoal forte
Todo mundo conhece um profissional que tem fácil movimentação no mercado, recebe propostas de trabalho com certa frequência, se posiciona e dissemina ideias e é referência em sua rede de relacionamentos profissionais.

Uma boa forma de traçar a sua marca pessoal é justamente usar estas referências como benchmarking. Mas lembre-se, não se trata de copiar o amigo do Linkedin, toda inspiração precisa de adaptação. Faça escolhas que façam sentido para você, caso contrário será contraditório com outro atributo da marca pessoal, que é a originalidade.

Por onde começar

Para se destacar no mercado é necessário estruturar um plano de carreira. Neste plano haverá estratégias capazes de aumentar o seu valor de marcado e gerar diferencial competitivo. As estratégias são diferentes para cada pessoa, afinal valores, vivências e conhecimentos são individuais. Da mesma forma não é possível ter uma receita de bolo.

Mas, uma coisa é certa, construir uma marca pessoal diferenciada passa por se conhecer melhor, manter-se motivado, procurar por novas qualificações, trabalhar seu marketing pessoal e organizar seus gastos. Há também alguns pontos de ajuste de mindset que são fundamentais neste processo:

Investir na sua rede de contatos. O famoso networking ativo e qualificado faz toda diferença para quem busca imprimir sua marca pessoal

Hard skills. A capacitação continua é fundamental para uma marca pessoal sólida

Soft skills. Saber quais competências emocionais são fortes em você, quais precisam de melhoria e buscar desenvolvê-las pode ser um dos maiores atributos profissionais na atualidade

Tomada de Decisões e Risco. Na carreira é preciso assumir riscos calculados, àqueles que equilibram razão e emoção em decisões conscientes

Deixe o seu comentário

Li e tenho conhecimento dos termos da política de cookies, assim como a política de privacidade.

Sobre nós

Há mais de 35 anos, provendo soluções eficientes em Search, Assessment e Consulting, no conceito “on demand”, com excelente custo-benefício.

Tags

Newsletter

©2024 Staut Group | Kestria. Todos os direitos reservados. Produzido por Onze Propaganda. | Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Fale com um Especialista