BLOG
Acompanhe nosso blog e fique por dentro das principais notícias do segmento.
O que um líder precisa saber sobre engajamento?
Times engajados dependem de líderes conscientes de seu poder de influência. Por esta razão, a gestão de Recursos Humanos não pode descansar de uma capacitação contínua dos gestores quanto a habilidade de motivar e engajar equipes.
Já podemos antecipar que todo este processo está relacionado a outras ferramentas igualmente importantes e que já abordamos por aqui, como o feedback e o learning agility.
Mas no artigo de hoje traremos para nossos leitores alguns dados e orientações complementares. Com isso, queremos contribuir com orientações sobre uma liderança engajadora e porque ela importa tanto.
O significa ter um time engajado e como o líder influencia?
Sabe aquela disposição e entendimento pleno de uma equipe sobre o que precisa ser feito para que metas e resultados aconteçam? Pois isso é o engajamento, e a influência do líder vai além dos resultados em si, têm a ver com a incorporação da cultura organizacional.
Isso acontece porque o líder é a principal referência e porta-voz das metas corporativas e dos valores institucionais. Ou seja, dependerá de como o líder comunica, interage e orienta a cultura organizacional para seus liderados se engajarem efetivamente.
Qual a relação entre engajamento, feedback e learning agility?
Todo propósito empresarial pode estar sujeito a ajustes de rotas. Por isso, o papel referencial do líder também é importante em momentos de crise ou para renovar ciclos de feedback e learning agility, por exemplo, que colaboram para o engajamento.
Vale lembrar ainda que o processo de influenciar pessoas é contínuo. Sendo assim, é necessária uma cultura de engajamento que desenvolva nos gestores a habilidade de reconhecer e aperfeiçoar comportamentos de seus times.
Vantagens do engajamento
Resultados positivos de uma empresa são impactados quando colaboradores estão desmotivados. Alguns sintomas de falhas no engajamento são:
Alta rotatividade: o colaborador não se identifica com os valores ou metas organizacionais e não se compromete o suficiente, indo em busca de melhores oportunidades.
Retenção de talentos: seguindo a mesma lógica, quando se encontra profissionais bem capacitados, mas desalinhados com a cultura organizacional, não é possível reter este talento.
Clima organizacional: há significativa melhora no clima organizacional quando os times estão engajados num mesmo propósito e conduzidos por líderes que inspiram.
Produtividade: o verdadeiro efeito bola de neve, com times mais motivados a produtividade é maior e melhor.
Como desenvolver líderes que engajam?
Num estudo realizado pela consultoria McKinsey, a conclusão aponta para o exercício de uma liderança centrada. Trata-se de uma mudança ou aperfeiçoamento importante de mindset dos gestores, uma vez que este modelo de liderança ajusta conexões internas e externas. Entenda os cinco comportamentos principais:
1 – Liderança com propósito: sabe quando identificamos numa empresa ou gestor uma missão bem clara de existir? Pois líderes que se demonstram entusiasmados com o que se propõem a fazer conseguem motivar mais seus liderados.
2 – Copo meio cheio: ao adotar uma postura otimista, o líder influencia sua própria capacidade de reagir a mudanças ou adversidades. Trata-se de ajudar nosso cérebro a superar dificuldades.
3 – Comunicação dinâmica e assertiva: não ficar preso a processos ou modelos antigos de interações é um facilitador para a liderança centrada, onde a comunicação deve ser dinâmica e assertiva.
4 – Flexibilidade: pressupõe a disposição para liderar processos mutáveis, mantendo a capacidade de avaliar riscos e, ao mesmo tempo, estimular a confiança do time.
5 – Autocuidado: para fazer cumprir todos os itens citados anteriormente, o líder precisa ter fôlego. Mas para isso deve restaurar a sua própria energia, investindo no autocuidado para criar as condições ideais de uma liderança que engaje e inspire pessoas.
Deixe o seu comentário
Categorias
Sobre nós
Há mais de 35 anos, provendo soluções eficientes em Search, Assessment e Consulting, no conceito “on demand”, com excelente custo-benefício.
©2024 Staut Group | Kestria. Todos os direitos reservados. Produzido por Onze Propaganda. | Política de Privacidade e Proteção de Dados.