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People Analytics e seu poder na tomada de decisões empresarias
As transformações digitais e as automatizações vêm redefinindo tendências no mundo todo. Ancoradas por um conceito de inteligência de dados, não demoraria para que os benefícios destas evoluções se aplicassem aos novos modelos de negócios, marketing e gestão de pessoas. Nosso artigo fala hoje justamente sobre o uso inteligente de dados nas rotinas de RH, mais especificamente sobre o People Analytics.
Precisamos começar por explicar que People Analytics é uma ferramenta de gestão que coleta, sistematiza e analisa dados aplicados à gestão de pessoas. Isso não significa que deva ser encarado apenas como mais um software processual. Ao contrário, o People Analytics é um coadjuvante importante na estratégia empresarial, uma vez que fornece informações primorosas sobre o perfil do colaborador. Assim, suas habilidades e comportamentos, que são fundamentais para o sucesso empresarial, podem ser melhor diagnosticados e o gestor tem subsídios para traçar as melhores soluções.
Como atua o People Analytics no RH?
Na era da informação que vivemos atualmente, os chamados big datas, que processam informações volumosas das empresas. ganharam maior relevância. Isso porque apenas armazenar os dados é uma coisa, mas tratá-los adequadamente para que ajudem a tomada de decisões empresariais é outra bem diferente.
É isso que o People Analytcs faz, concentra informações dos colaboradores ou candidatos e as transforma em dados qualificados e relacionados às metas organizacionais. Na prática, a qualidade destes dados possibilita que consultorias ou gestores de RH nas empresas aperfeiçoem seus processos de contratação, de desenvolvimento humano, de retenção e outras estratégias de gestão de pessoal. Importante ressaltar que a ética no tratamento e sigilo dos dados são fundamentais e devem seguir todos os critérios da LGPD.
Benefícios do People Analytics para empresas e profissionais
Como já antecipamos, as rotinas de gestão de pessoas encontram muitas vantagens com o People Analytcs. Seus recursos abrangem programas de reconhecimento, possibilitando a identificação de colaboradores com desempenhos superiores, por exemplo. Da mesma maneira, identifica gaps nas habilidades e possibilita o planejamento de capacitações para que as competências faltantes ou insuficientes sejam desenvolvidas.
Tem ainda a vantagem de colaborar com políticas de retenção e de recrutamento, afinal sabemos o alto custo de perder um talento ou realizar uma contratação inadequada à estratégia de negócios ou à cultura organizacional.
Mas e para o profissional, de que forma o People Analytics é vantajoso? A resposta é simples, para o seu desenvolvimento profissional. Hoje o mercado de trabalho valoriza pessoas com experiência e conhecimento técnico sim, mas busca também quem se sobressaia em habilidades relacionadas à evolução tecnológica e comportamental. Tudo isso para atender o que chamamos de fit cultural e estes são os dados mais valiosos que o People Analytics reúne. Nesta linha, cabe destacar que contribui também para a construção de planos de carreira. A metodologia possibilita ainda identificar os principais interesses de cada colaborador e assim desenhar políticas de benefícios mais atrativos. Ou seja, vantagens para a empresa e para o colaborador.
People Analytcs e competitividade nos negócios
Outra facilidade advinda do People Analytcs é a agilidade que ela imprime aos processos de planejamento e decisões, seja em novas contratações, recolocação ou promoções.
Como já abordamos anteriormente, a imprecisão numa contratação ou retenção de talentos pode custar alto para as empresas. Pois esta assertividade está diretamente ligada à celeridade de decisões e na estratégia que a empresa adota em seu mercado.
O fato é que com uma análise de dados robusta e qualificada, melhoram significativamente as chances de termos equipes de alta performance. E com times em patamares de excelência, que significam equipes em sintonia e engajadas, as empresas otimizam seus recursos, melhoram sua produtividade, organização, inovação e competitividade.
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