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Por que você não deve ignorar o clima organizacional?
O sucesso comercial e institucional de uma organização é resultado de um planejamento eficiente e de estratégias que mantenham o negócio competitivo: qualidade dos produtos ou serviços; preço; atendimento; e outros itens que façam a diferença diante da concorrência. Nesse contexto, uma empresa não pode esquecer-se do seu bem mais precioso: o capital humano. Por isso, realizar pesquisas de clima organizacional é fundamental para descobrir como valorizar esses indivíduos.
A forma como os colaboradores se comportam influencia diretamente nos resultados do empreendimento. E esse modo de agir é um reflexo das atitudes, posicionamento e políticas adotados pela firma.
Assim, promover a avaliação desse clima e realizar as mudanças necessárias deve ser uma prioridade da gestão empresarial. Por isso, para ajudar no sucesso do seu objetivo, elaboramos este artigo sobre a importância de manter um bom ambiente de trabalho. Continue a leitura e descubra as vantagens de fazer esse investimento! Acompanhe!
O que é o clima organizacional?
O clima organizacional consiste na forma em que o ambiente de trabalho é percebido pelas pessoas que compõe esse espaço, impactando a visão de colaboradores e clientes.
Não é algo que podemos tocar ou visualizar, mas percebemos psicologicamente por meio dos aspectos internos da empresa, que podem motivar ou desmotivar a sua equipe de colaboradores.
A qualidade do ambiente organizacional tem o poder de influenciar na motivação, no desempenho e na satisfação com o trabalho, e pode ser avaliado com a aplicação de pesquisas que visam identificar se esses colaboradores estão satisfeitos ou não com as políticas da empresa.
É importante que a empresa tenha consciência de que é plenamente responsável pelo comportamento dos seus profissionais. Gestores muito rígidos e inacessíveis e uma comunicação interna ineficiente são alguns dos problemas que causam impacto direto na postura dos indivíduos e podem ser facilmente contornados.
Ao avaliar questões como o trabalho em si, a integração entre os departamentos, os líderes, a comunicação interna, a remuneração, é possível traçar um planejamento visando melhorar a produtividade na empresa e a atitude das equipes, buscando por resultados cada vez melhores.
Quais os resultados do investimento?
Como você pôde perceber, o clima organizacional afeta diretamente todas as estruturas de uma empresa. Só por isso, já vale o investimento. Colaborador desanimado ou insatisfeito tem como tendência produzir menos e, muitas vezes, afeta o atendimento ao cliente, prejudicando a imagem e os rendimentos do negócio.
Entretanto, se ainda assim você não está convencido dos benefícios, preparamos uma lista com cinco motivos para que comece a aplicar a pesquisa de clima organizacional para os seus funcionários o quanto antes! Confira.
Melhora o ambiente de trabalho como um todo
Não basta apenas aplicar a pesquisa, é preciso dar continuidade ao trabalho para que as melhorias aconteçam como um todo.
Ao descobrir o que aflige o seu time, você consegue trazer mudanças que satisfaçam a todos e promovam um verdadeiro envolvimento desses colaboradores com a organização.
Uma gestão eficiente, que utiliza as valiosas informações dadas pelo público interno para corrigir as falhas, passa a ser mais competente e fortalecida; uma transformação percebida quase que imediatamente por todos os envolvidos no seu andamento.
Aumenta a produtividade
Empresas que buscam por melhores resultados devem manter a equipe atualizada por meio de treinamentos, convenções e outras atividades que promovam a reciclagem de conhecimentos teóricos e práticos.
A pesquisa é essencial para descobrir os elementos que devem ser trabalhados e, dessa forma, desenvolver atividades mais focadas e eficientes. A consequência será uma equipe mais produtiva e motivada.
Melhora a interação entre as equipes
Ninguém leva sozinho uma empresa nas costas. Por isso, a capacidade de trabalhar em conjunto para um único objetivo é fator determinante para garantir um bom ambiente laboral.
Afinal, uma equipe de alto desempenho consiste na formação de um grupo eficiente e engajado, e isso só é possível quando esses indivíduos estão unidos em um mesmo propósito.
Investir em uma boa pesquisa de clima organizacional pode apontar o que está faltando ou o que deve ser potencializado pelo negócio, para que esses trabalhadores estejam cada vez mais empenhados e animados em alcançar os objetivos estabelecidos.
Evita fofocas
Atritos, conflitos e crises de convivência são uma realidade em ambientes em que exista uma concentração de pessoas passando os dias lado a lado e, quando falamos em ambiente corporativo, gerenciar esses problemas de relacionamento é uma responsabilidade da empresa.
A pesquisa de clima organizacional pode ser uma aliada na prevenção dessas situações e fornecer respostas sobre como a organização deve agir nesses momentos de desequilíbrio, sem alterar a sua produtividade.
Auxilia a planejar de investimentos
Ao conhecer o clima do negócio, planejar os investimentos também se torna uma tarefa mais fácil. Além de revelar as possíveis ações a ser realizadas para os clientes, também demonstra como cultivar um bom quadro de funcionários.
Acertar em novas contratações, estratégias, políticas de benefícios e ofertas de produtos e serviços garante níveis satisfatórios de rentabilidade, uma vez que a empresa consegue identificar exatamente os pontos em que deve investir para atrair e reter os melhores profissionais disponíveis no mercado.
Como a relação com o cliente é impactada?
Ao longo do artigo, procuramos ser transparentes ao salientar a relação entre o comportamento dos colaboradores e o desempenho da empresa. Isso acontece porque o desempenho pode ser avaliado como a combinação de recursos humanos, materiais e financeiros, com a administração desses elementos e os efeitos causados por essa fusão.
Quando as pesquisas de clima organizacional resultam em ações efetivas para melhorar os pontos em que os colaboradores apresentam insatisfação, e reforçar o que é elogiado, consequentemente esses indivíduos trabalham mais motivados, felizes e engajados. E o cliente percebe isso na prática.
Assim, a melhoria na prestação de serviços faz com que a empresa fique bem-vista no mercado, aumenta a sua competitividade e passa a ser uma referência em atendimento, fazendo com que seja uma das primeiras opções dos consumidores que necessitam dos produtos ou serviços oferecidos pela organização.
Percebeu como investir no clima organizacional é uma estratégia indispensável para manter a sustentabilidade da empresa no mercado e a satisfação e produtividade das suas equipes?
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