BLOG

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das principais notícias do segmento.

Staut Group, Há 1113 dias atrás
0 Comentario

Saiba como o accountability influencia o sucesso empresarial e profissional


Accountability, no sentido estrito da palavra, significa assumir responsabilidades e prestar contas. Por sua relevância, o conceito vem sendo cada vez mais estudado em diversas esferas da sociedade, como na educação e nas gestões pública e privada. 

Importante perceber que seu emprego não representa um uso restrito à conferência de resultados que não saíram como o esperado. Mas sim ao entendimento natural de uma atuação veementemente ética, estratégica e comprometida, indo muito além de meras execuções de tarefas. 

Trata-se, portanto, de uma virtude moral. No aspecto das organizações empresariais, soma-se à governança corporativa pautada em valores éticos para um negócio sustentável e, ao mesmo tempo, competitivo. 

Por que accountability é importante para as empresas? 

Quando o accountability integra a visão estratégica empresarial, sua concepção não deve ficar confinada a departamentos de controladoria. Verdadeiramente, ela precisa tornar-se central na gestão de negócios, na cultura corporativa, nos valores institucionais e nas metas de performance. 

Para o especialista no assunto, João Cordeiro, há impactos positivos na saúde organizacional quando o accountability é incorporado. Primeiramente podemos destacar a presença do “pensamento de dono”, não no sentido de propriedade, mas de zelo com o objetivo de fazer dar certo. Além disso, a clareza das responsabilidades individuais inerentes ao accountability levam à empresa ao status de agilidade nas decisões e rentabilidade nos negócios. 

Já um comportamento contrário, ainda segundo o especialista, é quando uma empresa e suas equipes atuam com baixo comprometimento. Isso acontece quando há colaboradores ou gestores que jogam a culpa no outro e não assumem as consequências de seus feitos. Neste sentido, predominam modelos ultrapassados de gestão, com notória falta de senso de urgência, de espírito colaborativo, de inovação e de transparência empresarial. 

accountability aplicado ao RH 

Quando uma empresa deseja disseminar seus valores corporativos, de forma a reconhecê-los na prática de cada colaborador, é preciso insistir em estratégias de desenvolvimento humano. Assim, se o accountability faz parte desta cultura empresarial ele precisa estar nas trilhas de formação profissional e de liderança. 

Importante também difundir nas equipes a ideia de protagonismo associado à coletividade. Embora possam soar dissonantes ambos contribuem para a alta performance corporativa. Isso porque o protagonismo é a capacidade de assumir responsabilidades e a coletividade no quanto cada atitude impacta no resultado empresarial como um todo. 

Passos importantes para um accountability efetivo 

Uma vez que a visão de accountability é incorporada às estratégias de RH, algumas ações devem acompanhar sua implementação. Com isso, será possível evitar comportamentos contraproducentes e se beneficiar dos resultados de uma equipe engajada e devidamente responsável por cada entrega e resultados: 

  1. Metas claras: uma vez definidas as metas corporativas, é fundamental comunicá-las de forma clara. Assim, o alinhamento de expectativas ocorre em toda empresa. 
  1. Desenvolva suas equipes: não basta comunicar objetivos, é preciso dar os meios para alcançá-los. Por isso, o desenvolvimento humano deve ser constante. Identifique e aprimore as competências necessárias para uma equipe realmente comprometida. 
  1. Avalie: faça uso de metodologias de avaliação periódica, pois está é a única forma de mensurar etapas, ajustar rotas e atingir a alta performance. 
  1. Feedback: a prática do feedback contínuo é essencial para retroalimentar o accountability. Devolutivas construtivas são necessárias para o entendimento global de pontos fortes ou de melhoria. 

Deixe o seu comentário

Li e tenho conhecimento dos termos da política de cookies, assim como a política de privacidade.

Sobre nós

Há mais de 35 anos, provendo soluções eficientes em Search, Assessment e Consulting, no conceito “on demand”, com excelente custo-benefício.

Tags

Newsletter

©2024 Staut Group | Kestria. Todos os direitos reservados. Produzido por Onze Propaganda. | Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Fale com um Especialista