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Saiba como utilizar a inteligência artificial no RH da sua empresa
Em uma época em que a valorização do capital humano está cada vez mais evidente, otimizar os processos de Recursos Humanos é um desafio proposto pelas empresas que os gestores precisam considerar como prioridade.
O RH é o coração das organizações, é ele que tem a responsabilidade de cuidar da entrada, do crescimento e da permanência dos colaboradores, de forma eficiente e justa. Como essas tarefas necessitam de muita atenção, o tempo dedicado a cada uma se torna escasso em meio a tantos detalhes, o que faz com que os líderes estejam sempre à procura de soluções tecnológicas para facilitar e eliminar o máximo possível de tarefas operacionais.
Para ajudar nessa jornada em busca do conhecimento, a ciência da computação desenvolveu uma ferramenta capaz de reduzir muito os processos manuais e transformar o RH também em cérebro da empresa, capaz de interferir de forma estratégica na tomada de decisões: a inteligência artificial.
Neste texto vamos mostrar que Inteligência Artificial e RH podem caminhar juntos, como sua utilização impacta na gestão de pessoas da empresa e seus benefícios em todas as áreas do negócio. Confira!
O que é Inteligência Artificial?
A IA é uma parte da ciência da computação dedicada à solução de problemas cognitivos, atuando no reconhecimento de padrões comportamentais e de aprendizado do ser humano, com o intuito de facilitar algumas tarefas.
Os dois exemplos mais comuns de inteligência artificial é sua utilização nos corretores ortográficos dos celulares e nos assistentes virtuais de empresas.
Essa ferramenta pode ser usada em todos os processos da companhia, principalmente no setor de recursos humanos, ajudando o líder na criação de diversas ações de comunicação, monitoramento, incentivos, contratação e retenção de talentos.
Como funciona essa ferramenta?
A todo momento, as pessoas alimentam a internet com seus gostos, lugares e traços de sua personalidade. As redes sociais são a maior fonte dessas informações.
O programa é responsável por coletar esses dados e transformá-los em informações que serão utilizadas para aperfeiçoar os processos de gestão de pessoas, facilitando a tomada de decisões e reduzindo erros de avaliação em recrutamento, promoção, retenção de talentos, etc.
De que forma Inteligência Artificial e RH podem conduzir processos?
Para que o RH obtenha todas as funcionalidades dessa ferramenta, poderá utilizá-la com os seguintes objetivos:
Avaliar candidatos de forma mais eficiente
Quando o cruzamento de dados é capaz de informar se determinado profissional é compatível com a cultura organizacional e se tem os requisitos necessários para o preenchimento da vaga, o tempo que o responsável pelo recrutamento perderia na avaliação de currículos poderá ser utilizado em uma entrevista presencial mais focada na parte comportamental.
A inteligência artificial otimiza o processo de recrutamento e seleção, reduz erros de contratação e aumenta a dinâmica dos funcionários do setor, tornando-os mais eficientes.
Reter talentos
Com as principais informações pessoais e profissionais dos colaboradores na plataforma, é possível criar um plano de carreira na empresa, com metas e indicadores de desempenho. O funcionário saberá cada degrau que precisará subir para atingir seu objetivo, tornando-o motivado, engajado e focado.
Quando o RH investe na retenção de talentos, reduz custo com demissões, reposição de vaga, treinamentos, etc.
Desenvolver novos líderes
Desenvolver líderes internamente custa menos e fortalece o vínculo com a companhia. Quando você conhece seu profissional de uma forma completa, extrai dele o que há de melhor e consegue prever algumas de suas reações em determinadas situações.
Esses fatores são decisivos para promover um funcionário e, com isso, a probabilidade dessa escolha dar certo é maior do que se o profissional fosse escolhido por algum outro critério de avaliação — tempo na empresa, por exemplo, ou se fosse buscá-lo no mercado de trabalho.
Implantar e divulgar a cultura da empresa
Com perfis definidos para contratação, selecionar o candidato de acordo com a cultura corporativa melhora o processo de aderência interna, pois boas práticas devem ser divulgadas e incentivadas, para que o clima organizacional seja sempre positivo.
Quando acontece o contrário: um funcionário contratado antes da utilização dessa ferramenta não atinge os indicadores pré-definidos pelo sistema e não apresenta o rendimento adequado, merece atenção especial.
É em uma situação como essa que a decisão deve ser tomada pelo gestor do RH e não pela inteligência artificial.
Não substitua sua intuição e experiência por algoritmos!
Como implementar a inteligência artificial na empresa e quais são seus benefícios?
Se ainda restou alguma dúvida e um certo receio de se lançar nessa inovação tecnológica, vamos mostrar duas formas de implementar a inteligência artificial de maneira segura e efetiva e seus benefícios para o RH e toda a empresa:
Chatbots
Com a IA aliada ao banco de dados da empresa, é possível criar um sistema de chat que utiliza uma linguagem natural, auxiliando o RH no esclarecimento de dúvidas comuns dos colaboradores. Um assistente virtual capaz de otimizar a comunicação interna vai reduzir o tempo que o funcionário do recursos humanos interrompe em sua rotina para atender a essa demanda.
Softwares inteligentes
Adquirir um sistema capaz de organizar e analisar os dados dos funcionários da companhia facilita para que melhores práticas sejam aplicadas e o RH reduza a quantidade de trabalhos operacionais e foque nas decisões mais estratégicas da organização. Isso impacta positivamente o setor, gerando uma equipe motivada, integrada, engajada e produtiva.
Neste post, você aprendeu sobre essa tendência tecnológica cada vez mais utilizada no mundo corporativo e como inteligência artificial e RH podem ser aliados nesses processos.
Compreendeu que todas as informações sobre as pessoas são convertidas em contratações mais eficientes, retenção de talentos, desenvolvimento de líderes e como consequência a empresa ganha colaboradores motivados, engajados, produtivos e felizes.
Lembrando que, apesar da inteligência artificial inovar com a utilização de dados para tomada de decisões mais precisas, nada substitui o olho no olho, a proximidade que a área de RH deve ter com cada colaborador.
Não importa o tamanho da empresa, coração e cérebro (inteligência artificial e RH) devem estar unidos para criar e liderar equipes de sucesso.
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